Olá pessoal! Viva a Mãe Natureza, que está mais viva do que nunca alertando todos nós do cuidado que temos de ter com a vida e seus pertences.
Aqui e agora vale a pena lembrar a todos SEMPRE, que já está na Terra a 'CULTURA NATURAL DA NATUREZA, que é a CULTURA RACIONAL dos LIVROS UNIVERSO EM DESENCANTO'.
Aqui e agora vale a pena lembrar a todos SEMPRE, que já está na Terra a 'CULTURA NATURAL DA NATUREZA, que é a CULTURA RACIONAL dos LIVROS UNIVERSO EM DESENCANTO'.
Pois é, hoje comemora-se o 'Dia Mundial do Meio Ambiente' e a realidade é que estamos diminuindo a distância entre o FALAR VERDE e o FAZER VERDE.
Embora essa distância na prática seja ainda muito grande, 'navegar é preciso' sim na continuidade de envidando esforços conjuntos atingirmos uma cultura de harmonização e maior sintonia com a natureza.
Para tanto, 'quem sabe faz a hora, não espera acontecer'...
Vem comigo, começamos com o artigo:
http://nacoesunidas.org/pnuma-mudar-nosso-padrao-de-consumo-e-uma-escolha-que-devemos-tomar/
Agora vamos enfatizar algumas razões para comemorarmos, de acordo com http://noticias.terra.com.br/ciencia/sustentabilidade...:
- "Desmatamento da Mata Atlântica cai 24% - Apesar do descontentamento com o impasse na implementação do Código Florestal por parte de ONGs, existem conquistas a serem comemoradas. De acordo com estudo divulgado em maio pela Fundação SOS Mata Atlântica e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento da região teve uma queda de 24% no período de 2013 a 2014. Baseado na análise de imagens de satélites, o levantamento registrou que os Estados que menos desmataram foram São Paulo, seguido de Rio Grande do Sul e Pernambuco."
- "Cresce o número de produtores orgânicos - Você já compra produtos orgânicos? Embora ainda mais caros, o mercado está em crescimento, e quanto mais gente consumir, a tendência é baratear. A adesão de produtores brasileiros aos orgânicos cresceu cerca de 51,7% entre janeiro de 2014 e janeiro deste ano. Além de alimentos mais saudáveis, os orgânicos promovem a conservação e a recomposição dos ecossistemas. Por região, o Nordeste é o que mais possui unidades de produção, seguido do Sul e Sudeste. A área total de produção orgânica no Brasil já chega a quase 750 mil hectares. Procure a feirinha orgânica perto da sua casa."
- "Mais energia solar - Hoje, menos de 1% da população brasileira usa a energia solar dentro de casa. Mas a previsão para os próximos anos é mais animadora: até 2050, ou seja, daqui 35 anos, cerca de 13% das casas no país utilizarão esse tipo de energia que, além de mais barata, é sustentável. Os dados foram divulgados neste ano pelo Plano Nacional de Energia 2050. Ainda de acordo com o levantamento, estima-se que, até 2050, 24% do aquecimento de água dos domicílios seja feito usando o calor do sol, contra os atuais 5%. Com isso, o uso de eletricidade para esse fim cairá de 88%, em 2013, para 38% em 2050, liberando essa energia para outros usos."
- "Gás gerado a partir do lixo vira energia no Sul do País - Nesta semana, o Estado do Rio Grande do Sul recebeu a primeira usina de geração de energia feita a partir do gás de aterro sanitário do Estado. A construção está localizada em Minas do Leão, a cerca de 80 km de Porto Alegre. O projeto está habilitado pela ONU para a venda de créditos de carbono. Estima-se que 3,5 mil toneladas de resíduos sólidos que são recolhidos diariamente em cidades gaúchas sejam transformadas em energia limpa. A usina terá capacidade para abastecer uma cidade de até 80 mil habitantes e contou com investimento de R$ 30 milhões."
- Investimento em energia eólica - O Brasil deve alcançar, no próximo ano, a segunda ou terceira colocação no ranking de países que mais investem no aproveitamento dos ventos como fonte de energia, podendo subir para a sexta posição mundial em capacidade instalada. A previsão é da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica).De acordo com o relatório anual do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC), no ano passado, o Brasil foi o quarto país no ranking de aumento da capacidade eólica. Em relação à capacidade instalada, ocupava a décima posição, subindo três colocações em relação a outros anos. Segundo o estudo, o Brasil é um dos mercados mais promissores para a energia eólica para os próximos cinco anos.
- Painéis solares mais baratos - Ter um painel solar na sua casa vai ficar mais barato. A isenção do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a tecnologia é uma das conquistas deste ano. A possibilidade de gerar sua própria energia de maneira mais sustentável e democrática depende que seu Estado esteja entre os que aderiram à medida, como Pernambuco, São Paulo, Goiás e Minas Gerais. Informe-se: se o seu Estado não está na lista, é hora de pressionar o governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário